Press "Enter" to skip to content

Em busca do sofa perfeito que se adeque à sua estética e estilo de vida

Há tantas razões para mudar de sofá quanto sofás. As opções são infinitas, dentro de estilos, cores e materiais. Pode até ter uma ideia daquilo que deseja, mas ao pesquisar todas as alternativas vai certamente questionar-se se aquele é o sofá ideal para si… e para a sua família, amigos que vêm visitar, e até para o seu animal de estimação (estamos de acordo que ele será o ser que passará mais horas estendido nele!)

Para poupar algum tempo, e também para evitar qualquer tipo de arrependimento depois da sua compra, deixamos-lhe algumas dicas para ter em consideração quando partir em busca do sofá perfeito, que se adeque ao seu estilo e ao seu modo de vida.

Avalie as dimensões do seu espaço

Numa sala de estar, o sofá é indubitavelmente a estrela principal, mas deverá sempre adequar as suas dimensões às do espaço, para não cair no erro de ter um “sofá com uma sala” ao invés de uma “sala com um sofá”.

Regra geral, numa sala mais ampla ou em “open space” deverá optar por um sofá em L ou um sofá de canto. Desta forma, pode criar diferentes áreas e separá-las de acordo com as suas funções, por exemplo, a sala de estar e a sala de jantar.

Já numa sala mais pequena, poderá eleger sofás com um acabamento mais arredondado, o clássico sofá de 2 ou 3 lugares, ou mesmo um divã.

Defina a função do seu sofá

Uma vez definidas as dimensões do espaço onde vai colocar o sofá, convirá perguntar-se qual o uso que lhe dará.

Para quem gosta de receber visitas, ter um local para sentá-los confortavelmente pode ser uma dor de cabeça. Um sofá de chaise-longue dá-lhe um lugar extra, e pelo facto de estar em ângulo, permite ver e conversar sem ter de ficar com dores de pescoço no dia seguinte!

Um sofá-cama é também uma escolha bastante inteligente para quem gosta de socializar. Pode como é óbvio usá-lo como um espalho extra para quem precisar de passar a noite em sua casa, mas também pode abri-lo e sentar várias pessoas à volta de um jogo de tabuleiro.

Tenha atenção aos materiais

Tecidos, couro, camurça, veludo… Os materiais utilizados no estofo do sofá muito importantes, quer pela necessidade de manutenção, quer pela estética e gosto pessoal.

Um sofá de couro pode ser intemporal, em especial em tons mais escuros. O couro envelhece bastante bem e tem um estilo consistente, mas poderá não ser o mais indicado para quem tem animais de estimação, tal como camurças e veludos.

Se optar por um estofo de tecido, terá várias opções em cores e materiais, como por exemplo tecidos resistentes a nódoas, líquidos, e fáceis de limpar com um detergente suave.

Escolha uma cor neutra

Há sofás de cores e padrões arrojados que serão as estrelas de qualquer espaço, mas para quem deseja ter uma relação de longa duração com esta peça de mobiliário, deverá apostar em cores neutras: beges, castanho-escuro, cinzas (claros ou escuros), azul-marinho. Poderá incutir o seu estilo pessoal ao adicionar almofadas e mantas de cores, formas e materiais distintos, complementando a restante decoração do espaço.

Be First to Comment

Deixe uma resposta